Dra. Barbara Ramos Dentista

A melhor coisa na vida é sorrir!

Até Darwin escreveu sobre o sorriso! Para o autor da teoria da evolução das espécies, o ato de sorrir é a causa de nos sentirmos melhor, e, não, o resultado de se sentir bem. Infelizmente, muitas pessoas não pensam assim.

Segundo o escritor Ron Gutman, pesquisadores britânicos descobriram que um único sorriso pode gerar o mesmo nível de estimulação cerebral que 2.000 barras de chocolate! Contrariamente aos efeitos nocivos do chocolate, sorrir muito pode reduzir o nível de hormônios que aumentam o estresse, como o cortisol, adrenalina e dopamina, e pode aumentar o nível de hormônios que elevam o ânimo, como a endorfina, e reduzir a pressão sanguínea.

O mesmo estudo britânico concluiu que sorrir é tão estimulante quanto receber 16 mil libras esterlinas em dinheiro (algo como 24 mil dólares por sorriso).

Na Suécia, um estudo da Uppsala University constatou que é muito difícil franzir a testa quando você está olhando alguém que sorri. Isso, porque sorrir é contagiante e acaba com o controle que, geralmente, temos nos nossos músculos faciais.

Um estudo da Pennsylvania State University (EUA) descobriu que, quando sorrimos, nós parecemos mais afáveis, corteses e competentes.

E, talvez, o mais surpreendente: em 2010, um projeto de pesquisa da Wayne State University (EUA) examinou antigos álbuns de figurinhas de jogadores de beisebol. Os pesquisadores descobriram que os jogadores que não sorriram viveram em média 72,9 anos. Enquanto isso, os jogadores que tinham o sorriso largo viveram em média 79,9 anos. Algumas pessoas podem pensar que isso foi apenas uma coincidência, mas vale ressaltar que a pesquisa é científica.

Tudo isso mostra o quão importante é sorrir, e o quanto nós, dentistas, temos nossa parcela de responsabilidade neste assunto ― o paciente tem a sua parcela de responsabilidade em manter seu sorriso saudável, seguindo as recomendações que damos. A odontologia tem evoluído bastante nos últimos anos, novos materiais têm surgido, para proporcionar sorrisos mais bonitos e felizes. Porque, afinal de contas, a melhor coisa na vida é sorrir!

Menu
Me chama no Whats!